terça-feira, 14 de agosto de 2012

XXII CONCURSO NACIONAL E INTERNACIONAL DE TROVAS XVIII JUVENTROVA 2012

UBT-PINDAMONHANGABA, 20 ANOS...
A UBT - União Brasileira de Trovadores/seção de Pindamonhangaba foi fundada no dia 28 de maio de 1992, em reunião realizada na Câmara Municipal. Sua criação se tornou realidade graças ao interesse de um grupo de poetas liderados pelos trovadores, o médico Dr. José Valdez de Castro Moura, atual presidente da entidade, e o jornalista João Paulo Ouverney.
Integraram a 1ª diretoria - considerada a diretoria fundadora - as seguintes pessoas: presidente - José Valdez de Castro Moura; vice-presidente administrativo -   João Paulo Ouverney; vice-presidente de finanças Edivalda Alves Moreira; vice-presidente de relações públicas - Altair Fernandes Carvalho.
Conselho Fiscal: Eloyna Salgado Ribeiro, Ernesto Tavares de Souza e Augusto Gomes. Suplentes: Julieta Reale Vieira, Alcides Valquez, Maria Laurentina da Cruz e Maria de Lourdes Andrade.
A posse oficial da diretoria aconteceu na Biblioteca Municipal "Ver. Rômulo Campos D'arace", durante a premiação do Concurso Nacional de Trovas daquele ano(1992).

TROVA
A trova é uma composição poética de quatro versos de sete sílabas poéticas, que tem de ter rima no mínimo da 2ª com a 4ª linhas(versos). Preferivel sera rimar tambem a 1ª com a 3ª. Encontra-se em trovas mais antigas rimas da 1ª com a 4ª, além de outras. Embora o tipo enunciado no primeiro parágrafo seja o mais usado atualmente. A trova, para ser bem feita, tem de ter um ACHADO. Achado é algo diferente e que faça valer a pena ler trova.
Nota: Comece a trova sempre com letra maiúscula. A partir do segundo verso use letra minúscula, a menos que a pontuação indique o início de nova frase. Nesse caso, use a maiúscula novamente. Aprenda a trova fazendo poesia de qualidade.

TROVADORISMO
O trovadorismo Brasileiro, como movimento literário, principiou na década de 50, quando o poeta Luiz Otávio (pseudônimo do Dr. Gilson de Castro) começou a reunir em sua casa, no bairro carioca de Vila Isabel, um pequeno grupo de cultores de trovas, para tertúlias informais.

XVIII JUVENTROVA
Este ano participaram 23 escolas e todas elas tiveram alunos entre os autores das trovas classificada, criteriosamente selecionadas de um total de 2.283 trabalhos enviados. A comissão julgadora foi composta por Altair Fernandes Carvelho, José Valdez de Castro Moura e Maurício Cavalheiro. Coube a cada um destes trovadores da UBT - Pindamonhangaba avaliar os trabalhos de um determinado número de escolas.

EE YOLANDA BUENO DE GODOY

Esta semana é de prova,
a galera tá no clima.
E na prova vai8 ter trova,
teremos que fazer rima.
Daiane Aparecida Leite Pinto
7ªsérie - Ensino Fundamental

Todo mundo faz a prova,
basta a reza e a oração.
Dificil é fazer trova
Se não tem inspiração!
Gabriele de Oliveira Custódio
8ª série - Ensino Fundamental

Diga não á prova em branco,
mostre seu conhecimento!
Deixe de 'pegar no tranco',
mostre tambem seu talento!
Daniele Ribeiro Mendes
8ª série - Ensino Fundamental

SÃO FRANCISCO DE ASSIS
              Padroeiro dos Trovadores

São francisco de assis, segundo alguns estudiosos,
"o santo mais cristão que já passou pela Terra",
é considerado o Padroeiro dos Trovadores. Sua
humilde, carinho pelas pessoas e pela natureza,
simplicidade, virtudes cultivadas em plena idade
Média, são ainda hoje exemplos para todo o
mundo. E os trovadores têm como norma de
 conduta procurarem se orientar nele para tentar
 viver uma vida cristã, dígna do magnifico santo, cuja
comemoração é feita no dia 4 de outubro.

                   TEMAS PARA 2013
   XXIII CONCURSO NACIONAL/INTERNACIONAL

Tema regional:                                                         Tema nacional:
RETICÊNCIA                                                                  FRASE
                                  XIX JUVENTROVA
                                   Tema: CELULAR